Equipe

María Cristina Ibarra

Conhecida como Cris Ibarra. Idealizadora e Host do Podcast Sentipensante. Professora adjunta do Centro de Artes e Comunicação/Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco (Recife), onde coordena o grupo de pesquisa “Design, antropologia e colaboração”. Doutora em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI/UERJ (2018). Mestre em Design, Inovação e Sustentabilidade pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG (2014). Designer Industrial pela Universidad del Norte (Colômbia) (2009). Entre 2017 e 2018, realizou Doutorado Sanduíche e atuou como pesquisadora visitante na The Royal Danish Academy of Fine Arts em Copenhague (Dinamarca), especificamente no Codesign Research Centre (CODE). Estando na Europa, apresentou a sua pesquisa de doutorado em várias instituições: no Projeto Knowing from the Inside da Universidade de Aberdeen (Escócia), coordenado pelo antropólogo britânico Tim Ingold; na University of Southern Denmark; no Royal College of London e na Aalto University, na Finlândia.

Tem participado em bancas de mestrado e doutorado em diversas universidades nacionais e internacionais. Faz parte do corpo editorial da revista acadêmica La Tadeo DeArte (Colômbia) e, neste momento, é editora convidada da revista Creación y Pensamiento, da Universidade de Chile. Tem realizado palestras e participado de mesas redondas em diversos eventos de design no Brasil e outros países como Inglaterra, México e Colômbia e também tem participado como parecerista em diversos eventos e revistas acadêmicas nacionais e internacionais.

Como pesquisadora, se interessa por tópicos como práticas colaborativas e participativas por meio do design, o papel dos não-designers em processos de design, a relação entre design e antropologia, decolonialidade, entre outros. É autora do e-book Design como correspondência: antropologia e participação na cidade, publicado em 2022 pela Editora UFPE. É coordenadora do Podcast Sentipensante, projeto de extensão que busca refletir sobre design no contexto latinoamericano, através de conversas com diversos pensadores de dentro e fora da área. Atualmente está trabalhando em um capítulo do livro The Routledge Companion to Design Research (Segunda Edição), que será publicado em 2022 pela editora britânica Routledlege. IG: @cris_ibarrahLattesAcademia.edu


Ana Ramos

Atualmente cursando graduação em Design na Universidade Federal de Pernambuco. Se interessa pelas áreas de design gráfico, semiótica e design participativo. Tem experiência acadêmica e profissional em design gráfico na criação de cartazes publicitários e pôsteres de divulgação. Em 2020, trabalhou no projeto de extensão Comvida Humanidades Digitais (UFPE) na área de Social Media e tem experiência como freelancer para identidade visual.


Debora Andrade

Estudante de Design na UFPE, nos últimos períodos, com habilidades em escrita, pesquisa e design. Fluente em inglês e nível intermediário em Francês. Já fez dois intercâmbios, um dos quais foi de 5 meses para o Canadá, pela seleção do Programa Ganhe o Mundo do Governo do Estado e o outro de um mês para a Inglaterra. Ministrou a oficina “Fala dDesign: Conversas sobre Mobilidade” no Seminário Sentipensantes na UFPE (2019). Participou de Projeto de Iniciação Científica (2019/2020) na área de Design, antropologia e colaboração que resultou na escrita de um artigo científico intitulado ‘Abordagens em design para além do racionalismo’.


Clara Oliveira

Estudante de Design pela UFPE e técnica em Multimídia pelo IFRN, onde participou do projeto de pesquisa e extensão CRIATIF e desenvolveu identidades visuais para organizações não-lucrativas e bairros de Natal/RN. Também foi bolsista pela Cinemateca Potiguar, onde trabalhou com preservação e distribuição de filmes produzidos no estado do Rio Grande do Norte. Trabalha principalmente com Design Gráfico, Ilustração e Identidade Visual e também se interessa por discutir o papel do Design dentro da construção de realidades mais justas e igualitárias.


Nicole Ferraz

Atualmente cursando Design na Universidade Federal de Pernambuco. Fluente autodidata em inglês e iniciante em francês, tendo participado do curso Básico I no Núcleo de Línguas e Culturas da UFPE. Tem experiência acadêmica em design gráfico com a produção de cartazes, pôsteres, anúncios e diagramação, além de interesse em design social, ilustração e design de interface. Em 2020, tem trabalhado como freelancer de identidade visual e social media. Participou de cursos sobre programas de edição gráfica, tendo conhecimento em softwares como: Adobe Photoshop, Adobe Illustrator e Adobe Indesign.


Thaylly Ramos

Estudante de Design na Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é bolsista no Laboratório de Audiovisual do curso de Letras Libras, onde trabalha a acessibilidade e o Design, dois temas pela qual é entusiasta. Amante das artes e literatura, já venceu o Prêmio Naíde Teodósio por uma redação sobre representatividade feminina nas artes. Sua principal área de atuação é o design gráfico, edição e produção de vídeo, ilustração e também atua como designer freelancer. Estuda dois idiomas: Inglês e Libras, e tem paixão por aprender coisas novas. Sua principal discussão, no momento, é sobre representatividade no design e design para minorias sociais.


O podcast Sentipensante é realizado em parceria com o podcast Visual+mente e faz parte da rede brasileira de Podcasts – Dr. Divago.

Agradecemos muito especialmente ao Ricardo Cunha Lima que tem apoiado a realização deste projeto de uma maneira excepcional e aos amigos designers e podcasters Rafael Ancara e Almir Mirabeau.